jusbrasil.com.br
17 de Outubro de 2019

A Nobre Missão do Advogado Criminalista

Amanda Lopes Nunes, Advogado
Publicado por Amanda Lopes Nunes
há 3 meses

 O Direito Criminal (ainda) é uma das áreas mais sensíveis para a atuação do advogado, isso porque este ramo do direito apresenta inúmeros desafios e preconceitos, que somente podem ser superados por um profissional que esteja disposto a encará-los.

 Um dos grandes desafios que ainda enfrentamos é a falta de conhecimento da sociedade para com o Direito Criminal, já que a maioria recebe as informações sobre o tema através da imprensa, que não raras vezes, apresenta o advogado criminal como uma barreira para a aplicação da pena ao acusado, um cúmplice, e não como um defensor dos direitos e garantias individuais constitucionalmente previstos.

 A verdade é que qualquer pessoa está sujeita a ser acusada de ter cometido um crime, e por isso merecem defesa, independentemente do crime que lhe foi atribuído. A defesa feita pelo advogado criminalista consiste em garantir um julgamento justo a quem quer que seja, mesmo que o individuo possa ser culpado, que neste caso, se condenado, sofrerá uma pena justa no limite de sua culpa.

 O advogado criminalista, ainda que tenha sua atuação recriminada pela sociedade, é um idealista! O profissional atuante no ramo do Direito Penal sempre busca garantir que seu cliente tenha um julgamento com a fiel observância das garantias e dos princípios constitucionais, garantindo-lhe a ampla defesa e o contraditório.

 Esta é a missão do advogado criminalista, garantir que todos os direitos daquele apontado como o autor de um crime, independentemente de classe social, tenha seus direitos e garantias individuais constitucionais respeitados, observando ao máximo a vida, a liberdade e a integridade física de seu cliente, afinal, não há justiça sem uma defesa realizada por um advogado (a)!

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)